segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

2 – Integração da comunidade estrangeira como estratégia de minimizar o despovoamento



Anexo 2 - Especificação da proposta – Comunidade Estrangeira



- Justificação:

O principal problema do concelho de Marvão é o despovoamento. Só nos nos últimos 18 anos a população de Marvão decresceu cerca de 25%, rondando agora apenas as 3.000 pessoas, sendo que cerca de 1/3 destas tem já 65 ou mais anos. Ao invés, nos últimos 10 anos, a comunidade estrangeira registou um crescimento de 47% e atualmente já é composta por 113 pessoas. Este “fenómeno” vem, portanto, aligeirar o principal problema do concelho, pelo que deve ser considerado estratégico.

- Estratégia:

Acarinhar a comunidade estrangeira,  promover a sua boa integração e a crescente contribuição para a vida marvanense, bem como incentivar o seu crescimento.

- Ações

Criação de uma “oficina” do ensino do Português e desenvolvimento de atividades de envolvimento na vida do concelho para a comunidade estrangeira, através da promoção dos variados aspetos do nosso património e cultura. Este projeto será liderado pelo município e desenvolvido por marvanenses habilitados, eventualmente em parceria com entidades adequadas.
(Sugestão – Após implementação deste projeto, desenvolver uma ação publicitária no estrangeiro, em parceria com a comunidade estrangeira a residir no concelho de Marvão, direcionada para cativar a vinda de mais pessoas para esta comunidade. Exemplo de slogan da campanha - “Marvão is coll to live!”)

- Custos – Sugestão de Reforço do Orçamento (financiamento definido)
                * Oficina do ensino do português e promoção do concelho para a comunidade estrangeira – Acréscimo de €3.000,00.

Sem comentários:

Enviar um comentário